Você já pensou em gerenciar o seu chefe?
- Amália
- 18 de mai. de 2022
- 3 min de leitura

E se eu te falar que você pode estar gerenciando seu próprio chefe? Talvez isso pareça loucura, não é mesmo? Mas muitas vezes não nos sentimos bem gerenciados e para fazer com que o trabalho flua precisamos agir.
Essa situação é muito difícil, mas extremamente comum no mundo corporativo. Funcionários que desejam o melhor para a empresa, mas que não tem o devido suporte ou lugar de fala com a liderança.
E quem mais perde com esse tipo de relação? A própria empresa. Afinal, quem está na operação tem muito a contribuir e esperto são os gestores que dão suporte e escutam toda a sua equipe.
Gerenciando seu próprio chefe: qual a necessidade disso?
Gerenciando seu próprio chefe... qual a necessidade disso? Pensamos nos chefes e líderes como o ápice do conhecimento dentro do seu segmento, mas ninguém sabe de tudo e as melhores ideias não virão de uma única mente.
Além disso, os gestores não participam de todos os processos que ocorrem com a sua equipe. Há aqueles que se preocupam e buscam entender, mas há outros que nem ao menos se importam.
Nesse segundo caso, há o acúmulo de problemas na operação da equipe. Se o chefe ou líder não der atenção a isso, gerenciá-lo acaba sendo uma necessidade.
Viu como não é mais loucura pensar em você gerenciando seu próprio chefe? É claro que isso não é de uma forma autoritária, mas algumas ações poderão guiar os próximos passos.
E tudo isso sem parecer que você está querendo fazer o papel do seu chefe (o que, muitas vezes, poderia causar conflitos).
Dicas para gerenciar o seu chefe
Mas, agora, vamos sair da parte teórica sobre as questões de gerenciando seu próprio chefe e vamos entender como você pode fazer isso de forma inteligente.
Marque reuniões
Está precisando conversar com o seu chefe para resolver alguns pontos? Não deixe de marcar uma reunião.
Acabe com o hábito de tirar dúvidas em “conversas de corredor”, marque algo mais formal e determine o tempo para conversar sobre o assunto. Dessa forma, ambos se programam para estar disponíveis naquele momento.
Reveja os pontos importantes
Nessas reuniões, traga pontos importantes. Qual é o cenário atual? Quais são as demandas a serem feitas e quais são as suas prioridades?
Mostre interesse em organizar as suas próprias tarefas para atingir resultados mais satisfatórios.
Participe da estipulação das prioridades e mostre os pontos da visão de quem está na operação.
Traga opções estratégicas
Tem uma ideia nova que gostaria de trazer para a empresa? Traga isso para o seu chefe como uma forma de agregar mais ao time e sempre questione o que ele acha, pois, isso irá tirar a ideia de querer “roubar a posição de gestor”.
Revise os números
Algumas coisas não estão indo tão bem quanto deveriam? Levante os números que provam isso e debata com o seu gestor. Mostre-se preocupado e encontrem juntos possíveis soluções.
Seja cauteloso com a forma com que tudo isso é dito
É claro que tudo isso deve ser dito de uma forma que o seu chefe não entenda aquilo como uma invasão de espaço ou que você está apontando os erros da gerência, mas como uma forma de evolução.
Não é fácil e muitos funcionários se sentem incomodados com esse tipo de conversa, mas comece pelos detalhes e veja como o seu chefe lida com isso.
Enfim, essas são algumas dicas para melhorar o relacionamento e o desempenho. E aí, já está gerenciando seu próprio chefe? Quer entender melhor sobre o assunto? Conheça a Atto Estratégias & Educação.
Comments