Como ter uma equipe de vendas de Alta Performance
- Amália

- 22 de fev. de 2022
- 3 min de leitura

Ter uma equipe de vendas de alta performance é o sonho de qualquer gestor, não é mesmo? Mas você sabia que a venda nem sempre é um dom, mas, sim, uma técnica?
Há aquelas pessoas que nascem com um “Q” de vendedor, mas hoje em dia isso não é o suficiente. Em contrapartida, pessoas que se dedicam podem apresentar performance mais alta do que aqueles que possuem o “dom de vendas”.
Neste artigo você vai ficar por dentro de algumas dicas que irão revolucionar a sua forma de lidar com o time de vendas.
Estipule metas para a equipe de vendas de alta performance
Talvez isso não seja um problema para a maioria das empresas, já que normalmente há uma meta já estipulada. Então qual é o segredo para uma equipe de vendas de alta performance?
Primeiramente, a meta deve ser atingível. Nada de metas irrealizáveis, pois isso é uma maneira de desestimular a sua equipe gerando sucessivas frustrações. Isso é péssimo!
Gere uma meta dividida em níveis para estimular o vendedor a sempre atingir a seguinte.
Além disso, é importante alinhar os interesses entre empresa e o funcionário, pois a implementação de um sistema estruturado de remuneração variável de vendas é uma peça chave nessa questão. (quanto mais metas bater, maior será a remuneração, obviamente).
Claro que as metas não devem ser super fáceis, elas devem ser estudadas e mapeadas e definidas com fundamentos claros e objetivos.
Vale salientar que as metas não devem ser generalizadas de forma a facilitar certos funcionários e prejudicar outros.
Para cada produto deve-se observar o impacto da sazonalidade e a influência da geografia nos resultados da equipe de vendas.
Inevitavelmente alguns meses terão maior número de vendas que outros e algumas regiões terão constantemente maior demanda do seu produto, isso tudo deve ser levado em conta na hora de estruturar metas e objetivos com a sua equipe.
Outra dica é: ensine o time a dividir a meta em semanas. Não que isso seja obrigatório, mas fica mais fácil chegar ao final do mês com ela quase batida.
Por exemplo, caso a sua meta seja vender R$1000,00 no mês. Na primeira semana você deve bater R$250, na segunda R$500, na terceira R$750 e na última semana você completa os R$1000.
Pode parecer que não há diferença, mas quando focamos em bater as metas semanais tudo fica mais fácil no final do mês.
A conta é simples: uma meta no final do mês geralmente gera uma única avaliação mensal da equipe (muitas vezes sem tempo hábil para alguma ação corretiva).
Quando fragmentamos a meta semanalmente temos tempo hábil para reverter possíveis resultados ruins e multiplicamos por no mínimo quatro as nossas avaliações/ações corretivas.
Faça seu público alvo entender que precisa do seu produto/serviço
Uma equipe de vendas de alta performance entende o seu público alvo mais do que ninguém. Sabe quais são os problemas, as dores e as dificuldades que podem ser resolvidas com aquilo que você está oferecendo.
Entretanto, mesmo sabendo como o seu produto ou serviço pode ajudar é importante que os vendedores conduzam a conversa de forma que o cliente chegue nessa conclusão.
Por exemplo, você sabe que um lead precisa do seu software para gerir as suas finanças. Sabe que o seu produto é um investimento que promoverá tempo e economia para o lead.
Porém, não é você quem deve falar isso para ele logo de cara. Conduza a conversa com algumas perguntas que, ao final do papo, o lead mesmo identifique que o seu software irá ajudá-lo.
Treinamentos e cursos de vendas atualizados, além de um bom CRM
Uma equipe de vendas de alta performance necessita de suporte. As técnicas de venda mudam a todo o momento, pois o mercado e as próprias pessoas são dinâmicos.
O que funcionava há 10 anos com certeza não terá o mesmo sucesso hoje em dia. Sendo assim, sempre promova para a sua equipe cursos e treinamentos voltados para técnicas de vendas.
Incremente todos os ensinamentos com particularidades do seu segmento e sempre avalie quais são as técnicas que dão mais certo.
Além disso, não deixe de investir em um bom CRM (Customer Relationship Management), pois os vendedores precisam de uma ferramenta de vendas para se organizar.
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